Infecção Urinária

Infecção Urinária é a presença de micro-organismos  no trato urinário, na maioria dos casos sendo acompanhadas de sintomas, como dor e ardor ao urinar, febre e mal estar. Na grande maioria das vezes é causada por bactérias da flora normal do paciente. O tratamento inclui medidas de prevenção e uso de antibióticos pelo período de 3 a 5 dias.  A infecção urinária pode evoluir para formas mais graves com o comprometimento renal e até mesmo internamentos hospitalares.

Infecções urinárias de repetição

O que é

Existem mulheres que possuem predisposição ao desenvolvimento de infecções urinárias (cistites). Não se sabe ao certo as razões dessa predisposição mas parece estar relacionada a falhas nas defesas naturais da bexiga ao ataque bacteriano (falta de anticorpos na luz vesical, falha nos mecanismos naturais de defesa da bexiga como pH, camadas protetoras intravesicais…)

Essas pacientes desenvolvem quadros de cistite (dor uretral intensa à micção, micções freqüentes e em pequenas quantidades, urgência miccional e às vezes, sangramento urinário) com muita frequência. O termo ITU de repetição se aplica a quem tem três ou mais infecções / ano.

Fonte: Site da SBU (Modificado)