Câncer de Próstata

Saiba mais sobre o Câncer de Próstata os sintomas e o seu tratamento:

O que é Câncer de Próstata?

O câncer de próstata é a neoplasia maligna mais comum entre os homens. Ocorre quando células de uma glândula chamada próstata começam a se multiplicar de forma desordenada.

Sintomas

Geralmente, o câncer de próstata em fase inicial não apresenta sintomas. Alguns pacientes podem, inclusive, nunca ter sintomas. Por isso é fundamental que o homem faça exames de rotina. Quando o tumor cresce, os sintomas mais comuns estão relacionados ao ato de urinar, como urgência, dificuldade e levantar várias vezes à noite para ir ao banheiro.

Tratamento

De acordo com a fase do tumor do câncer de próstata as características do paciente, o médico poderá definir quais as melhores formas de tratamento. Nos estágios iniciais da doença (tumores localizados e localmente avançados) a prostatectomia radical é indicação ouro. Consiste em uma cirurgia para retirada da próstata e apresenta altos índices de cura.

Caso ainda tenha dúvidas sobre o câncer de próstata, entre em contato com o Dr Danilo Pinheiro, marque uma consulta não deixe de ler também: http://www.saudedaprostata.org.br/

Fonte: Site da SBU (Modificado)

A prevenção do Câncer de Próstata:

O câncer da próstata é o tumor maligno mais comum do sexo masculino e o segundo que mais mortes causa, perdendo apenas para o câncer de pulmão. Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos.

Homens acima de 45 anos devem iniciar os exames de rotina para prevenção do câncer de próstata. Estes exames incluem a história clínica e familiar do paciente, exame físico, exame digital retal assim como exames laboratoriais de PSA e de urina. Podem ser solicitados outros exames de acordo com cada caso.

Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. É recomendado pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.