Quais as possíveis causas para infertilidade masculina?
abril 5, 2018
Entenda mais sobre Fimose e suas consequências

HPV ou Papiloma Vírus Humano é uma das doenças sexualmente transmissíveis (DST) mais comuns na atualidade. Por sua fácil propagação, várias pessoas são contaminadas pelo vírus ainda na juventude.

A transmissão do HPV é através do contato da pele, então é comum no início da vida sexual entrar em contato com o vírus. Em alguns casos, a pessoa nem percebe que tem o vírus, pois foi eliminado pelo sistema imunológico. Visto que existem vários tipos de HPV e nem todos agem da mesma forma.

Quais são os sintomas da HPV?

HPV é uma doença que muitas vezes não apresenta sintomas. Ou então eles se manifestam meses após a contaminação, ficando o vírus incubado no organismo. Com isto, é complicado confiar apenas em sintomas para detectar a doença.

Por isso, é fundamental realizar check up anual para verificar como está a sua saúde. No caso de homens, consultas anuais com o urologista que irá verificar a saúde sexual e do sistema reprodutor em geral.

Em geral, os principais sintomas da HPV são verrugas e lesões na pele, visíveis a olho nu ou não. No homens, é comum aparecer na região do pênis, assim como ânus, boca, garganta, entre outros.

Qual a importância de tratar a HPV?

É importante detectar e tratar a doença no momento certo devido ao que ela pode gerar no seu organismo. A princípio, as lesões na pele ou verrugas podem ser inofensivas. Contudo, ela são precursoras de doenças mais graves, como câncer de colo de útero, ânus e garganta.

Como o HPV é muitas vezes uma doença silenciosa, a melhor forma sempre é a prevenção. E você poderá fazer isto por meio do uso de preservativo nas relações sexuais. E agora há também a possibilidade de vacina para crianças entrando na fase da pré-adolescência. Portanto, cuide da sua saúde e realize um seu acompanhamento anual com um urologista.