Quais as possíveis causas para infertilidade masculina?

Como realizar a prevenção do câncer de próstata?
março 13, 2018

Quais as possíveis causas para infertilidade masculina?

A infertilidade masculina ainda continua sendo um tabu na nossa sociedade. Muitos casais sofrem com as tentativas de ter um filho e não procuram por ajuda especializada. Em alguns casos, a mulher pode até buscar respostas com a sua ginecologista para entender a razão de não conseguir engravidar. Porém, em cerca de 30% dos casos, a razão da infertilidade está no homem.

Nestes casos, é essencial que o homem realize um acompanhamento com um urologista. Esta especialidade irá não só identificar quais as possíveis causas, como também tratá-las. Dessa forma, o casal terá mais chances de alcançar o seu sonho de ter um bebê.

O que é Infertilidade Masculina?

Antes de citarmos as possíveis causas desse problema, é importante entender o que realmente é. Isto devido a frequente confusão que ocorre entre os termos infertilidade e esterilidade masculina. Afinal, são dois conceitos diferentes.

A Infertilidade está geralmente relacionada a qualidade do espermatozóides. Logo, com um tratamento pode ter uma melhoria que gere o resultado desejado: a fertilização do óvulo. Entretanto, a esterilidade é quando não há possibilidade de fecundação. Dessa forma, pode até não existir tratamento para reverter essa questão que é definitiva.

Quais as possíveis causas da Infertilidade Masculina?

Agora que você sabe o que é infertilidade masculina, vamos explorar as possíveis causas para este problema. Existem fatores físicos e psicológicos que podem afetar a qualidade do espermatozóides. Os físicos pode ser desde uma alimentação deficiente, uso de medicamentos e drogas (álcool, cigarros, etc), obesidade, entre outros.

Já os fatores psicológicos também são comuns, como estresse, ansiedade, dificuldade de ter ou manter a ereçãol. Há também a questão do histórico de saúde do paciente, visto que algumas doenças podem afetar diretamente a produção dos espermatozóides, como Caxumba e Varicocele e alguns tipos de tumores ou tratamentos oncológicos. Portanto, com tantos fatores que podem desencadear a infertilidade masculina, é preciso ter um acompanhamento médico de um urologista para tratar de cada caso específico.

Para saber maiores informações sobre as causas de Infertilidade Masculina, marque agora sua consulta pelo telefone (85) 3036-8080.